ABTER pela Regulamentação do Tecnólogo em Radiologia

Há mais de uma década que a nossa categoria está lutando para a regulamentação da profissão de Tecnólogo em Radiologia por meio da aprovação do Projeto de Lei 3661/2012.

Todavia, ao ler o inteiro teor do projeto original, bem como o seu substitutivo, nota-se que se  se faz necessário alterações no texto, no sentido de torná-lo mais claro e objetivo em relação às diferenças de atribuições exercidas pelo Técnico e Técnólogo em Radiologia. Inclusive deve contar também com diferenciação salarial entre a categoria de nível médio e a de nível superior, de uma forma que não haja dúvida ao empregador na contração destes profissionais.

Por esta razão , diante de sua responsabilidade e comprometida com a defesa dos Tecnólogos em Radiologia do Brasil inteiro, a ABTER apresenta propostas  para atualização do projeto à luz das demandas da categoria, que por anos tem lutado por seus direitos.

Agora é o momento também de aproveitarmos esse projeto para aperfeiçoarmos a legislação brasileira no que se refere ao exercício das atividades radiológicas. Esta análise sobre as alterações nas normativas atuais deve ser feita de forma muito responsável e criteriosa. Deve-se priorizar o interesse coletivo, e as argumentações com fundamentação técnica científica devem sobrepor aos interesses políticos e ideológicos.

A proposta da ABTER visa um novo ordenamento jurídico que congregue, harmoniosamente, princípios de proteção ao trabalhador atualizados com o conhecimento científico e coerentes com os parâmetros que forem adotados para outorga de benefícios eleitos como socialmente justos para todo o universo de trabalhadores.

Entretanto, para conseguirmos a aprovação do PL será necessária a união de todas as entidades da radiologia: Conselho, Associações, Confederações e Sindicatos. É fundamental termos também o entendimento que a aprovação do projeto só terá sucesso por meio do diálogo com as demais profissões envolvidas direta ou indiretamente com as técnicas radiológicas, tais como: Medicina, Odontologia, Enfermagem, Medicina Veterinária, Física médica, entre outras.

Precisamos nos unir em busca de um objetivo comum à categoria. Toda mudança provoca resistência, mas é importante que as lideranças que estão à frente das negociações tenham uma visão da profissão a longo prazo, e a conscientização de que o que for estabelecido agora terá um grande impacto no futuro da categoria.

X